E-mail: contato@lavorado.com.br
Fale conosco 011 4116-0738

Odeio o Reclame Aqui, só acho que isso não deveria existir na internet

Foi com esta frase que recebemos uma ligação desesperada de um dos nossos clientes, “Odeio o Reclame Aqui,  só acho que isso não deveria existir na internet! Uma cliente falou muito mal da minha empresa e a culpa nem é minha”

Um dos sites mais visitados de reclamações do Brasil é o Reclame Aqui! Este site é tido para os consumidores como um Procon virtual, nele consumidores avaliam a relação da empresa com outros consumidores, porém para muitos empresários o reclame-aqui é um perigo real, causa pânico e gera muitas discussões. O medo dos empresários é que sites como o Reclame Aqui manche a reputação de suas empresas na internet, e com isso venha impactar o faturamento do negócio em geral.

Vejamos o seguinte exemplo:

Você está procurando por um produto e/ou serviço na internet encontra o que procurava mas, antes de finalizar a compra resolve pesquisar a reputação da empresa na internet, após algumas pesquisas descobre que a empresa em questão está lá.

Usamos duas grandes empresas do varejo no Brasil Casas Bahia e Americanas.

Reputação Casas Bahia Google

Exemplo negativo

Americanas

Exemplo Positivo

Voilà existem inúmeras reclamações, e ai você compraria ou não desta empresa?!

Reputação Casas Bahia

Exemplo negativo

Americanas-2

Exemplo positivo

O consumidor está muito mais conectado, e boa parte destes já confiam no que é apresentado em sites de reclamações ou fóruns de discussões, o que boa parte dos empresários esquecem é que na grande maioria das vezes essas reclamações podem surtir mais efeitos positivos do que negativos, manter todas as suas mídias on-line e uma comunicação direta com todos os seus clientes é essencial para a saúde da sua empresa.

Assim como no exemplo acima, qualquer pessoa que chegou a esta informação conhece o mínimo de suas funcionalidades, além do site ser muito amigável e completamente visual, sites de reclamações procuram manter um bom relacionamento entre a empresa e o consumidor e qualquer pessoa por mais leiga que ela possa ser, vai entender que o que mais importa não é a quantidade de reclamações, mas sim a qualidade em seu atendimento no pós venda que cada empresa oferece.

Hisórico de reclamações Casas Bahia

Exemplo negativo

Exemplo positivo

Os consumidores estão cada vez mais conectados e quando uma empresa ou marca cuida para que tudo aconteça da melhor forma possível este cliente será um defensor da marca em todos os meios de comunicação, atrelando ainda mais credibilidade e ajudando diretamente a aumentar o faturamento do seu negócio!

Para a web 3.0 é muito importante que você esteja em sites de reclamações ou fóruns de discussões, afinal o seu consumidor quer sentir o minimo de humanização no processo de compra, isso pode-se complementar e benéfico para o faturamento da sua empresa!

Existem sim alguns casos de má fé por conta da empresa e/ou cliente e isso cada consumidor consegue perceber ao avaliar uma reclamação. Lembre-se sempre que ter um problema com o cliente não é o maior problema, mas sim não resolve-lo em tempo hábil e com total transparência.

Um grande abraço e vamos aos negócios.

Comentários no Facebook

Encontre nos Aqui!

Av. Júlio Buono, 1947 - Cj 08
Telefone: (11) 3476-0374
Telefone: (11) 4116-0738